site.png
SOBRE O SARAU

2015

INÍCIO

Local: Centro Educacional 30 de Junho, Escola Pública Estadual de Serrinha - Bahia

Cidade: Serrinha - Bahia

O Sarau Encantos da Serra foi uma proposta de incentivo à leitura e a valorização de expressões artísticas diversas. O projeto nasceu durante as aulas da Oficina da Língua Portuguesa (PROEMI) promovidas pelo Centro Educacional 30 de Junho, Escola Pública Estadual de Serrinha - Bahia,  no ano de  2015.  Assim, o início foi marcado por processos de significações do termo SARAU, até então desconhecido pelos estudantes, como também a compreensão da estrutura e organização dessa manifestação artística.

O objetivo principal foi mostrar todo o universo que poderia ser criado no ambiente escolar a partir da atividade,  pois o projeto se agregaria à proposta metodológica da escola, transpondo seus muros, com o intuito de disseminar a arte literária e outras modalidades .

O projeto pretendia resgatar a cultura de contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, trazer memórias de brincadeiras antigas, envolvendo a comunidade escolar interna e externa para ouvir boa leitura, escutar músicas e curtir belas histórias através da leitura de livros, poesias e apresentação teatral. Os momentos proporcionaram a inovação, descontração e satisfação de toda a comunidade, contribuindo para o conhecimento e utilização de elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional, tendo como princípios a mediação leitora e a valorização regional. Os encontros eram abertos, com foco no reconhecimento e estímulo da livre expressão artística, possibilitando assim, um espaço de fruição literária.


Diante da exploração de todos esses pontos, foi possível também, com os estudantes, a definição do nome em homenagem à cidade de Serrinha, por ser uma cidade rodeada de serras. Quais seriam seus encantos artísticos e literários? Daí, Sarau Encantos da Serra. A primeira edição foi na Sede da Filarmônica 30 de Junho, no dia 24 de julho de 2015, espaço que inspira grandes encontros artísticos na nossa região. Além dele, as edições foram realizadas no Colégio 30 de Junho e em diversos espaços urbanos: Praça Morena Bela, Praça da Estação, Shopping Serrinha, 788 Pub... Também foram realizadas duas edições em comunidades rurais: Mato Grosso e Vertente. Em nosso livro de registros, totalizou cerca de 3500 presenças.


O Sarau Encantos da Serra teve 28 edições presenciais em Serrinha, nas regiões centrais e rurais. Foi cenário de produções que vivificaram a escola a cada edição. Muitos talentos foram revelados, pois se constituiu como espaço de mostrar à comunidade o que era produzido em sala de aula e fora dela. Vários artistas da cidade também foram mote das edições, como o repentista Antônio Queiroz, o cantor Izaias Moreno, o gaitista Augusto Braúna, o cantor Icaro Anselmo, as cantoras Baianejas, trovadores e aboiadores Diego Buscapé, Vitor Aboiador, grupos de forró, e de samba de roda Pavão Dourado, grupos de Capoeira Lendários dos Palmares, dentre outros. Nomes que abrilhantaram os momentos culturais e artísticos da nossa cidade, despertando a sensibilidade das pessoas para a realidade à sua volta, somando vivências coletivas.

 

Assim, o Sarau Encantos da Serra, entre 2015 e 2019, proporcionou à comunidade serrinhense momentos de imersão à arte em múltiplas dimensões. Infelizmente não foi possível continuar com a proposta, por causa da extinção da Unidade Escolar no ano de 2019, entretanto, o mais importante ficou: o encantamento pela produção artística, e que atualmente, serve de inspiração para a Rádio Sarau Encantos da Serra.